#Resenha Dupla: A garota que você deixou para trás / Como eu era antes de você

20150511_213729[1]Hey Pessoas!

Para começar bem a semana hoje tem resenha dupla. Dois dos melhores livros que já li e os dois da maravilhosa Jojo Moyes.

20150511_214006[1]# A Garota que você deixou para trás

Se você gosta de um bom romance, com um enredo bem construído, você está olhando para o livro perfeito. Minha história com A garota que você deixou para trás começou no Natal, quando comprei para presentear uma das minhas irmãs e uns meses depois acabei levando um exemplar para casa.

O Livro conta em pedaços a história de Sophie Lefévre, Francesa  moradora da pequena cidade de St Pérone. A história começa a ser contada no ano de 1916, época em que os soldados alemães ocuparam a França na 1º Guerra Mundial. Sophie foi obrigada a cozinhar para os soldados que ocupavam a cidade. No restaurante do antigo hotel de sua família havia um quadro exposto, pintado por Edouard Lefévre seu amado marido. Sophie nem imaginava que o quadro traria tantas emoções, tudo isso porque o comandante responsável pela ocupação da cidade ficou absolutamente encantado com a imagem de Sophie na tela. Quando Sophie descobre que o marido foi enviado para um  campo de prisioneiros, ela propõem ao comandante uma troca um tanto que arriscada para libertar o amor.

“O que foi feito, não pode ser desfeito”

Há uma longa passagem de tempo na leitura, 100 anos. E eu acho que é essa troca entre as décadas, a brincadeira entre o passado e presente que faz a leitura ainda mais envolvente e encantadora.

Em 2006 conhecemos Liv Halston. Viúva  Liv mora sozinha em uma enorme casa com paredes de vidro em Londres. Em seu quarto em um lugar de destaque está o quadro “A garota que você deixou para trás” presente do seu falecido marido David Halston. Quando Liv começa finalmente a sair de seu casulo e dar uma nova chance para a vida, os herdeiros de Edouard Lefévre aparecem protestando a posse do quadro.

Eu me simpatizei de cara com Liv, uma mulher solitária e cheia de medos, que se esconde do mundo e culpa a vida por tirar dela o a chance de ser realmente feliz, era como se tivessem dado o melhor doce da confeitaria e quando ela estava pagando alguém o derrubava. Era assim que Liv se sentia, o oposto de Sophie uma mulher destemida que não aceitava que a vida a tirasse o seu bem mais precioso: seu grande amor.

É muito interessante o jeito que Jojo escreve, mesmo separadas por uma década as vidas dessas duas mulheres se encontram e se entrelaçam de uma forma surpreendente. A garota que você deixou para trás é um livro que te arranca  boas risadas e um bocado de lágrimas, um livro que te ensina que o passado, presente e futuro se completam e que nada nessa vida é por acaso.

“ Passaram-se anos até ela conseguir ver a felicidade dos outros sem lamentar a perda da sua.”

Autor: Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Ano: 2014

Páginas: 384

Nota: 5/5

20150511_214140[1]#Como eu era antes de você

Confesso que ganhei esse livro faz um tempo, mas não sei por que eu sempre o deixava para depois. Mas após a leitura de Como eu era antes de você, decidi para te ignorá-lo.

E até agora eu estou sem palavras e sem lágrimas para descrever a minha paizão por essa história. Porque demorei tanto para ler esse livro? Posso dizer de cara que ele já está no topo da minha lista de favoritos e foi uma das leituras mais rápidas da minha vida, não conseguia largar um minuto se quer. Inclusive ele dormia do meu lado hahaha.

Quando li a sinopse pela primeira vez não imaginava e nem estava preparada para o que viria. Várias pessoas me falavam muito emocionadas da história, mas nem de longe eu imaginei que iria chorar descontroladamente, parecia que meu coração ia saltar do peito a qualquer segundo. Ao mesmo tempo em que a leitura partiu meu coração, ela o lotou de belas mensagens e grandes aprendizados.

Louisa Clark é uma jovem de 26 anos sem muitas ambições. Trabalha como garçonete em um café, mora com a família e tem um namorado que só pensa em sua carreira de triatleta. Lou acredita ter um o melhor emprego do mundo, mais  essa sua vidinha até então perfeita desmorona em questões de segundos quando o café onde trabalha fecha as portas. Sem muitas qualificações e precisando de um novo emprego para ajudar nas despesas da família, Louisa se vê obrigada a trabalhar como cuidadora de um tetraplégico.

Will Traynor tem 35 anos, rico inteligente e mal-humorado de carteirinha, a dois anos atrás Will era outra pessoa completamente diferente, um homem ambicioso, ativo alegre e conquistador, mais ele deixou tudo isso para trás quando sofreu um grave acidente de moto e agora vivi preso a uma cadeira de rodas.

“Sem amor, eu já teria afundado várias vezes.”

Juntos Will e Louisa vão viver grandes momentos de altos e baixos, cada um acrescentando o que faltava na vida do outro. Louisa trará cores a vida preta e branco de Will e ele a mostrara um leque de possibilidades.

Vou parar por aqui para não dar mais detalhes e estragar a beleza e as surpresas dessa leitura, que eu posso dizer, mudou muito a minha forma de pensar e ver as coisas. Obrigada Jojo por me mostrar eu a vida é única e está repleta de novas possibilidades.

“Só se vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

Autor: Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Ano: 2013

Páginas: 320

Nota: 5/5

20150511_213756[1]

E aí alguém aqui já leu ou tem vontade de ler esses livros? Também são fãs da Jojo? Me contem aqui nos cometários 🙂

=*

Nathy M.

8 comentários em “#Resenha Dupla: A garota que você deixou para trás / Como eu era antes de você

Deixe um comentário

